A nova funcionalidade miio Pay lançada pela empresa portuguesa segue a opção de carregamento completamente digital anteriormente lançada, sendo também a primeira empresa nacional a oferecer uma modalidade de pagamento deste género, comummente apelidada de ‘ad-hoc’, que se assemelha ao abastecimento de um veículo de combustão.
O condutor poderá assim pagar o carregamento do seu veículo em qualquer um dos mais de 2000 postos da rede pública existentes. O funcionamento do miio Pay é semelhante ao do abastecimento de um veículo a combustão, não requerendo a existência de um contrato ou adesão a um serviço de um CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica), ou mesmo a existência de um cartão físico de carregamento. O utilizador necessita apenas de aceder à aplicação miio, indicar qual o valor que pretende carregar, efetuar o pagamento e iniciar a sua sessão de carregamento.
Para Daniela Simões, CEO da miio, esta funcionalidade “é mais um passo decisivo para proporcionar maior conveniência aos utilizadores de veículos elétricos. Quer se trate de um utilizador regular ou pontual, como um turista estrangeiro, com esta nova funcionalidade não existem contratos, cartões físicos ou compromissos de adesão a um comercializador. A nossa principal preocupação continua a ser a simplificação da transição de um veículo a combustão para um veículo elétrico: da mesma forma que um utilizador de um veículo a combustão vai a um posto abastecer o seu carro e paga no momento, com o miio Pay o mesmo é agora possível para os utilizadores de veículos elétricos’.
A funcionalidade miio pay está já disponível para utilizadores beta e, passará a estar disponível para o público em geral no dia 30 de abril de 2021.